Emsam (Selegilina)
Emsam é um medicamento para o tratamento da doença de Parkinson. Reduz os tremores e outros sintomas do parkinsonismo, restabelecendo o equilíbrio normal da dopamina no cérebro. Tem como substância ativa a selegilina.
O Emsam é um inibidor seletivo da MAO do tipo B. Tem todas as mesmas funções que os antidepressivos e ajuda a restaurar os níveis de dopamina. Isto é conseguido através da inibição do metabolismo deste neurotransmissor e da inibição da sua recaptação. O aumento dos níveis de dopamina leva a um melhor funcionamento do cérebro, ao restabelecimento dos processos naturais do sistema nervoso central e a uma redução dos tremores nas extremidades. O Emsam é também utilizado para tratar a doença de pickle causada pela doença de Alzheimer.
Uma dose única de Emsam bloqueia até 50% da monoamina oxidase do tipo B no sistema nervoso central. O efeito do medicamento é reversível e uma concentração de MAO é totalmente restaurada em 14 dias sem a utilização de uma dose adicional de Emsam.
Onde posso comprar Emsam sem receita médica em Portugal?
A farmácia online Pilulas-Portuguesas.com oferece Emsam de alta qualidade a um preço baixo. Não necessita de receita médica para comprar na nossa farmácia. No entanto, recomendamos que consulte o seu médico antes de tomar este medicamento.
- O preço de uma embalagem pequena (30 comprimidos) é de 31,55 euros.
- O preço de uma embalagem grande (360 comprimidos) é de 287,73 euros.
Garantimos uma entrega rápida em Portugal. Basta clicar no botão “Comprar” e selecionar a dose desejada no sítio Web do parceiro.
Informações gerais
Emsam é o nome comercial da selegilina transdérmica, um tratamento para a doença de Parkinson e para a depressão grave. O Emsam está disponível sob a forma de um adesivo para ser aplicado na pele como uma ligadura adesiva.
A substância ativa do Emsam é um inibidor da monoamina oxidase (IMAO) denominado selegilina. Os IMAO inibem a atividade das enzimas da família da monoamina oxidase e têm sido historicamente considerados a última linha de tratamento nos casos em que os antidepressivos tricíclicos e os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS) falharam. No entanto, os novos inibidores da MAO, como a selegilina, que é uma fenetilamina, são considerados seguros para o tratamento inicial.
A selegilina é utilizada principalmente no tratamento da doença de Parkinson, uma vez que aumenta o efeito das substâncias químicas L-DOPA que actuam contra a doença. O Emsam é o primeiro adesivo transdérmico que contém selegilina para o tratamento da depressão major. O adesivo transdérmico é constituído por três camadas: uma camada de suporte exterior, uma camada adesiva e um revestimento de libertação que entra em contacto com a pele. O penso adesivo transporta o fármaco através da pele e para a corrente sanguínea.
Em que doses é utilizado o Emsam?
Os comprimidos de Emsam 5 mg destinam-se exclusivamente a uso oral. Deve tomá-los inteiros, sem os mastigar ou misturar com alimentos. Tomar os comprimidos com água limpa. O tratamento inicia-se com Emsam 5 mg por dia.
Se não se registarem efeitos secundários, a dose pode ser aumentada duas vezes no espaço de 1-2 semanas (até 10 mg por dia). A dose diária pode ser utilizada na totalidade ou dividida em 2 partes, sendo um comprimido de Emsam 5 mg utilizado de manhã após o pequeno-almoço e um comprimido de Emsam 5 mg utilizado à tarde.
Quando o Emsam é utilizado em associação com a levodopa, a dose desta última pode ser reduzida tanto quanto necessário para obter o controlo desejado dos sintomas da doença. Em média, o Emsam, numa dose diária de 10 mg, ajuda a reduzir a dose diária de levodopa em 30%, reduzindo significativamente o risco de efeitos secundários.
Precauções a ter em conta
Existem contra-indicações em que a utilização de Emsam é proibida:
- Tremor essencial
- Úlceras gástricas e duodenais durante o período de exacerbação
- Coréia de Huntington
- Intolerância individual à selegilina
O tratamento com Emsam pode ser iniciado durante 5 semanas após a utilização de fluoxetina ou de outro antidepressivo. Não tomar Emsam juntamente com antidepressivos tetracíclicos, inibidores da recaptação da serotonina ou noradrenalina.
Efeitos secundários de Emsam
O Emsam é pouco tóxico e raramente provoca efeitos secundários. Os efeitos secundários ocorrem frequentemente durante o tratamento combinado. Estes são: boca seca, tonturas e perturbações do sono, perturbações do ritmo cardíaco, perturbações temporárias da função sexual, úlcera gástrica ativa.
A atenção médica só é necessária se os efeitos secundários forem ligeiros e não causarem desconforto psicológico/fisiológico.
Informações de segurança
Os antidepressivos como o Emsam podem aumentar o risco de comportamento e pensamentos suicidas em crianças, adolescentes e jovens adultos. Por conseguinte, os prestadores de cuidados devem estar atentos a alterações de humor e a comportamentos invulgares nos doentes que iniciam o tratamento com Emsam.
A utilização de Emsam não é segura em crianças com menos de 12 anos de idade, uma vez que o medicamento pode reduzir seriamente a tensão arterial.
Emsam pode reagir fortemente com outros medicamentos, o que pode levar a uma condição possivelmente fatal chamada síndrome da serotonina. Consulte o seu profissional de saúde sobre todos os outros medicamentos que está a tomar antes de iniciar o tratamento com Emsam.
Os alimentos e bebidas ricos em tiramina, como queijo envelhecido, soja, carne fermentada e álcool, devem ser evitados quando se toma Emsam em doses de 9 ou 12 mg.