Alesse (Etiinyloestradiol, Levonorgestrel)

Alesse

Levonorgestrel – etinilestradiol é uma pílula contraceptiva combinada de progestina (levonorgestrel) e estrogénio (etinilestradiol) utilizada para prevenir a gravidez. Os ingredientes de Alesse actuam principalmente através da prevenção da ovulação (a libertação de um óvulo do ovário).

Onde posso comprar Alesse sem receita médica em Portugal?

O Alesse está disponível nas farmácias regulares mediante receita médica. Mas pode comprar Alesse sem receita médica na farmácia online Pilulas-Portuguesas!

Garantimos que, ao comprar conosco, você permanecerá anônimo e receberá o produto de 2 a 8 dias após o pedido.

O preço do Alesse varia de € 35,06 a € 273,43. Oferecemos os preços mais baixos para produtos de alta qualidade

Informações sobre o medicamento Alesse

Levonorgestrel – etinilestradiol é uma pílula contraceptiva combinada de progestina (levonorgestrel) e estrogénio (etinilestradiol) utilizada para prevenir a gravidez. Os ingredientes de Alesse actuam principalmente através da prevenção da ovulação (a libertação de um óvulo do ovário). O Alesse também provoca alterações no muco cervical, o que dificulta a penetração dos espermatozóides e a fixação dos óvulos.

A maioria das marcas de Alesse também pode ser utilizada para tratar o acne em mulheres com 14 anos ou mais que possam utilizar pílulas contraceptivas e que tenham menstruado.

O Alesse pode estar disponível sob diferentes marcas e/ou sob diferentes formas. Uma determinada marca de Alesse pode não estar disponível em todas as formas ou ser aprovada para todas as doenças aqui abordadas. Algumas formas de Alesse também podem não ser usadas para todas as condições discutidas aqui.

O seu médico pode ter sugerido Alesse para outras condições que não as listadas nestes artigos de informação sobre medicamentos. Se não discutiu este assunto com o seu médico ou não tem a certeza porque está a tomar Alesse, fale com o seu médico. Não pare de tomar Alesse sem consultar o seu médico.

Não dê Alesse a outras pessoas, mesmo que tenham os mesmos sintomas que você. Pode ser prejudicial para as pessoas tomar Alesse se o seu médico não o tiver receitado.

Dosagem

Embalagemde 21 dias: Tomar 1 comprimido por dia durante 21 dias, depois não tomar nenhum comprimido durante 7 dias e iniciar a embalagem seguinte.

Embalagem de 28 dias: Tomar 1 comprimido por dia durante 21 dias, depois tomar 1 comprimido de “lembrete” por dia durante 7 dias, e depois iniciar a embalagem seguinte.

Muitos factores podem afetar a dose de medicação que uma pessoa necessita, como o peso corporal, outras condições médicas e outros medicamentos. Se o seu médico recomendou uma dose diferente das indicadas aqui, não altere a forma como toma o medicamento sem consultar o seu médico.

Fale com o seu médico sobre a melhor altura para começar a tomar as pílulas. O primeiro dia do seu período menstrual (hemorragia) é conhecido como “dia 1”. O seu médico pode pedir-lhe para começar a tomar as pílulas no primeiro domingo após o início do seu período ou no dia 1 ou no dia 5 do seu período. As pílulas devem ser tomadas aproximadamente à mesma hora todos os dias, de preferência depois do jantar ou ao deitar. Os comprimidos podem ser tomados com ou sem alimentos.

Deve ser utilizado outro método contracetivo (por exemplo, preservativos de látex e espuma ou gel espermicida) durante os primeiros 7 dias do primeiro ciclo de pílulas. Muitas mulheres apresentam manchas ou hemorragias ligeiras ou podem sentir dores abdominais durante os primeiros 3 meses de toma da pílula. Se não se sentir bem, não pare de tomar a pílula – normalmente passa. Se não passar, contacte o seu médico ou clínica.

Se tiver vómitos ou diarreia, ou se estiver a tomar certos medicamentos, como antibióticos, os comprimidos podem não funcionar tão bem. Se vomitar uma dose no espaço de 4 horas após a sua toma, a absorção do medicamento pode não ser completa. Trate isto como uma dose esquecida e siga as instruções para uma dose esquecida. Se reduzir o número de doses tomadas durante o mês, pode reduzir a eficácia do medicamento.

Se começar a tomar um novo medicamento enquanto estiver a tomar pílulas contraceptivas, consulte o seu médico ou farmacêutico para se certificar de que não reduz a eficácia das pílulas. Utilize um método contracetivo adicional, como preservativos de látex e espuma ou gel espermicida, até poder falar com o seu médico ou farmacêutico.

É importante tomar Alesse exatamente como prescrito pelo seu médico.

Se falhar um comprimido em qualquer altura, o risco de engravidar aumenta. Se saltar um comprimido, tome-o assim que se lembrar e tome o próximo comprimido à hora habitual. Isto significa que pode tomar 2 pílulas num dia.

Se saltar 2 pílulas seguidas durante as primeiras 2 semanas do seu ciclo, tome 2 pílulas no dia em que se lembrar e 2 pílulas no dia seguinte. Depois tome um comprimido por dia até terminar a embalagem. Use outro método contracetivo se tiver relações sexuais nos primeiros 7 dias após saltar as pílulas.

Se começar as suas pílulas no domingo e falhar 2 pílulas seguidas durante a terceira semana do seu ciclo ou 3 ou mais pílulas seguidas em qualquer altura do seu ciclo, continue a tomar uma pílula por dia até domingo. No domingo, deite fora o resto da embalagem e comece uma nova embalagem nesse dia. Use um método contracetivo diferente se tiver relações sexuais nos primeiros 7 dias depois de saltar as suas pílulas.

Se começar a tomar as suas pílulas num dia que não seja domingo e falhar 2 pílulas seguidas durante a terceira semana do seu ciclo ou 3 ou mais pílulas em qualquer altura do seu ciclo, deite fora o resto da embalagem da pílula e comece uma nova embalagem nesse dia. Se tiver relações sexuais nos primeiros 7 dias depois de saltar as pílulas, use um método contracetivo diferente. Pode não ter o seu período este mês. Se falhar 2 períodos seguidos, contacte o seu médico ou clínica.

Consulte o folheto informativo para mais informações sobre o que fazer se se esquecer de tomar um comprimido. Se não tem a certeza do que fazer quando se esquece de tomar uma dose, contacte o seu médico ou farmacêutico para obter aconselhamento.

Conservar Alesse à temperatura ambiente, protegê-lo da luz e da humidade e mantê-lo fora do alcance das crianças.

Não deitar o medicamento pelo ralo (por exemplo, no lava-loiça ou na sanita) ou no lixo doméstico.

Efeitos secundários dos medicamentos

Muitos medicamentos podem causar efeitos secundários. Um efeito secundário é uma reação indesejável a um medicamento quando tomado em doses normais.

Os efeitos secundários podem ser ligeiros ou graves, temporários ou permanentes.

Os efeitos secundários listados abaixo não são sentidos por todas as pessoas que tomam Alesse. Se estiver preocupado com os efeitos secundários, fale com o seu médico sobre os riscos e benefícios de Alesse.

Os seguintes efeitos secundários foram comunicados por pelo menos 1% das pessoas que tomam Alesse. Muitos destes efeitos secundários são controláveis e alguns podem desaparecer por si próprios com o tempo.

Contacte o seu médico se tiver estes efeitos secundários e se estes forem graves ou incómodos. O seu farmacêutico poderá aconselhá-lo sobre a forma de gerir os efeitos secundários.

  • Cólicas estomacais ou inchaço
  • Acne
  • Dor, sensibilidade ou inchaço no peito
  • Desconforto com lentes de contacto
  • Aumento ou desaparecimento de pêlos corporais ou faciais
  • dor de cabeça
  • aumento ou diminuição do apetite
  • aumento ou diminuição do interesse pela atividade sexual
  • náuseas
  • erupção cutânea
  • inchaço dos tornozelos e pés
  • vómitos
  • alterações de peso

Forma acessível

Alesse 21

Cada comprimido cor-de-rosa contém 100 µg de levonorgestrel e 20 µg de etinilestradiol. Ingredientes não medicinais: hidroxipropilmetilcelulose, lactose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, polietilenoglicol, óxido de ferro vermelho sintético, dióxido de titânio e cera E.

Alesse 28

Cada comprimido cor-de-rosa contém 100 µg de levonorgestrel e 20 µg de etinilestradiol. Os comprimidos brancos são inactivos. Ingredientes não medicinais: hidroxipropilmetilcelulose, lactose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, polacrilina potássica, polietilenoglicol, óxido de ferro vermelho sintético, dióxido de titânio e cera E; comprimidos brancos: hidroxipropilmetilcelulose, lactose, estearato de magnésio, celulose microcristalina, polacrilina potássica, polietilenoglicol, dióxido de titânio e cera E.

Contra-indicações

Não tome Alesse se

  • é alérgico ao levonorgestrel, etinilestradiol ou a outros ingredientes do medicamento
  • está ou pode estar grávida
  • sofre ou sofreu de enxaquecas com aura
  • tem coágulos sanguíneos ou tem um historial de desenvolvimento de coágulos sanguíneos nos vasos sanguíneos
  • tem doença hepática ativa ou função hepática comprometida
  • tem uma lesão ocular resultante de uma doença dos vasos sanguíneos do olho, como perda parcial ou total da visão ou um defeito do campo visual
  • tem diabetes com complicações nos vasos sanguíneos (por exemplo, doença cardíaca, doença ocular, doença renal, infeção nos pés)
  • ter sofrido um ataque cardíaco
  • tem, teve ou pode ter um tumor dependente de estrogénios
  • tem, teve ou pode ter cancro da mama
  • tem uma perturbação do ritmo cardíaco que pode causar coágulos sanguíneos
  • tem ou teve tumores benignos ou cancerosos do fígado
  • tem ou teve doenças cerebrovasculares (problemas com os vasos sanguíneos do cérebro, como um acidente vascular cerebral)
  • têm ou tiveram doença das artérias coronárias
  • têm ou tiveram uma doença que afecta as válvulas cardíacas
  • têm ou tiveram tromboflebite (inflamação dos vasos sanguíneos) ou perturbações tromboembólicas (coagulação do sangue)
  • ter tensão arterial elevada não controlada
  • tem uma hemorragia vaginal anormal não diagnosticada
  • têm ou tiveram pancreatite com triglicéridos elevados
  • estão a tomar combinações de medicamentos antivirais para a hepatite C de ombitasvir, paritaprevir e ritonavir, com ou sem dasubivir

Interações

Fumar é um fator perigoso que pode afetar os efeitos de Alesse no organismo e desencadear uma série de perturbações, especialmente ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais ou coágulos sanguíneos. O medicamento deve ser tomado com cuidado e sob a supervisão de um médico se o doente tiver mais de 35 anos de idade. O tratamento não pode impedir o desenvolvimento de doenças sexualmente transmissíveis.

Alesse e outros medicamentos

Alguns medicamentos podem interferir com o mecanismo de ação do Alesse e desencadear várias reacções indesejáveis. Evite combinações de Alesse com tratamentos de sequestro, Fenobarbital, tratamento de Hepatite C, antibióticos, Bosentan e outros.