Plendil (Felodipina)

Plendil (Felodipina)

A substância ativa do Plendil é a felodipina. Trata-se de um tipo de medicamento conhecido como bloqueador dos canais de cálcio. O seu modo de ação consiste em reduzir a pressão arterial ajudando certos músculos em redor dos vasos sanguíneos a relaxar. Este medicamento está disponível sob diferentes nomes que deve conhecer e, por vezes, a embalagem também pode ser diferente. Alguns destes nomes diferentes são Felodur ER, Plendil ER, Felodil XR.

É importante saber que todos estes medicamentos contêm o mesmo ingrediente ativo e farão o mesmo por si. A razão pela qual os nomes de alguns deles são diferentes é o facto de terem sido criados por empresas diferentes.

Em Pilulas-Portuguesas.com pode comprar Plendil 5 mg e 10 mg sem receita médica ao melhor preço em Portugal.

Substância ativa e forma de dosagem

Comprimidos, revestidos por película, de ação prolongada: 1 comprimido. Felodipina contém 2,5 mg, 5 mg e 10 mg; em 30 frascos de plástico.

Mecanismo de ação

Hipotensor, antianginoso. O Plendil bloqueia os canais de cálcio, inibe o acesso dos iões de cálcio às células musculares lisas dos vasos arteriais, provoca a sua dilatação, reduz o sistema circular focal, diminui a pressão arterial, a pós-carga cardíaca, aumenta o fluxo sanguíneo coronário, melhora o equilíbrio entre a oferta e a procura de oxigénio no miocárdio.

Indicações e utilização

Hipertensão arterial, angina de peito.

Contra-indicações

Hipersensibilidade, insuficiência cardíaca descompensada, enfarte agudo do miocárdio, angina instável, gravidez, infância.

Posologia e administração

Recomenda-se que Plendil seja tomado por via oral, de manhã, com água. Não partir, esmagar ou mastigar os comprimidos. Plendil pode ser tomado com o estômago vazio ou após um pequeno-almoço ligeiro que não contenha grandes quantidades de gordura ou hidratos de carbono.

A dose inicial é de 5 mg uma vez por dia. Se necessário, a dose pode ser aumentada ou pode ser adicionado outro medicamento para baixar a tensão arterial. A dose de manutenção habitual de Plendil é de 5 a 10 mg uma vez por dia. Os doentes idosos devem considerar iniciar o tratamento com uma dose diária de 2,5 mg.

Efeitos secundários

Frequentemente (mais de 1%): dor de cabeça, rubor, edema periférico. Por vezes (0,1-1%): taquicardia, palpitações, fadiga, tonturas, parestesia, náuseas, erupção cutânea, comichão. Raramente (0,01-0,1%): desmaios, vómitos, artralgia, mialgia, disfunção sexual, impotência, urticária. Muito raros (menos de 0,01%): hiperplasia gengival, elevação das enzimas hepáticas, fotossensibilização, polaciúria, reacções alérgicas (febre, angioedema).

Interações farmacológicas

Os inibidores da biotransformação (cimetidina) aumentam as concentrações plasmáticas, os estimulantes (fenitoína, carbamazepina, barbitúricos) diminuem-nas.

Condições de armazenamento

A temperaturas não superiores a 25 °C.

Perguntas mais frequentes

Início da ação

O efeito deste medicamento pode ser observado dentro de 2-5 horas.

Duração da ação

O efeito deste medicamento dura em média 24 horas.

É seguro com álcool?

A interação com o álcool é desconhecida. É aconselhável consultar o seu médico antes de o consumir.

É viciante?

Não foram registadas tendências para a dependência.

Utilização durante a gravidez?

Este medicamento não é recomendado para uso em mulheres grávidas, exceto se for absolutamente necessário. Todos os riscos e benefícios devem ser discutidos com o seu médico antes de tomar este medicamento.

Utilização durante a amamentação?

Este medicamento não é recomendado para mulheres que estejam a amamentar, a menos que seja absolutamente necessário. Todos os riscos e benefícios devem ser discutidos com o seu médico antes de tomar este medicamento.