Amoxil (Amoxicilina)
A amoxicilina é um antibiótico bactericida, o que significa que combate as infecções bacterianas matando e eliminando as bactérias do organismo.
A amoxicilina é um antibiótico que pertence à família dos β-lactâmicos e ao grupo das aminopenicilinas ou penicilina A, juntamente com a bacampicilina, a pivampicilina e a ampicilina.
A farmácia online Pilulas-Portuguesas oferece aos seus clientes antibióticos de qualidade a preços baixos, incluindo Amoxil (Amoxicilina).
No nosso site pode encomendar Amoxicilina sem receita médica em Portugal.
As doses disponíveis são 250 mg, 500 mg e 750 mg.
Preço: de 27,71 € a 338,59 €.
O que é a amoxicilina?
A amoxicilina é um antibiótico que pertence à família dos β-lactâmicos e ao grupo das aminopenicilinas ou penicilina A, juntamente com a bacampicilina, a pivampicilina e a ampicilina.
É derivada da penicilina, que foi o primeiro antibiótico a ser descoberto e é um dos antibióticos mais prescritos no mundo. É administrada por via oral ou intravenosa e é utilizada para tratar várias infecções causadas por bactérias sensíveis à amoxicilina.
A amoxicilina é utilizada em todo o mundo devido ao seu amplo espetro de ação, ao seu baixo preço e à sua boa biodisponibilidade após absorção oral.
Embora tenha um largo espetro de ação, este antibiótico é muitas vezes combinado com outros, especialmente com inibidores da β-lactamase, para aumentar a sua eficácia e evitar que seja inactivado por certas bactérias. É o caso, por exemplo, da combinação de amoxicilina e ácido clavulânico presente em medicamentos comuns como o Augmentin.
Para que é que este medicamento é utilizado?
A amoxicilina é um antibiótico bactericida, o que significa que combate infecções bacterianas matando e eliminando bactérias no corpo. Só é eficaz contra bactérias e por isso não pode ser prescrito para uma infeção viral.
É um antibiótico de largo espetro, o que significa que pode ser eficaz contra um maior número de bactérias e, por conseguinte, contra um maior número de doenças infecciosas causadas por estas bactérias.
A amoxicilina só é prescrita para o tratamento de :
- Infecções otorrinolaringológicas, tais como estreptococcangina A beta-hemolítica comprovada, otite e sinusite.
- Infecções pulmonares agudas, como superinfecções de bronquite e exacerbação de bronquite crónica.
- Infecções do trato urinário e infecções dos órgãos genitais masculinos e femininos.
- Infecções do aparelho digestivo.
- Meningite.
- Endocardite.
- Sepsis.
- Doença de Lyme em algumas das suas fases.
Amoxicilina em associação com ácido clavulânico
Para reforçar o efeito e evitar a resistência, a amoxicilina é frequentemente combinada com ácido clavulânico, especialmente em casos de otite média e otite aguda, superinfecções de bronquite aguda em doentes de risco e idosos, cistite recorrente, infecções cutâneas, especialmente as causadas por mordeduras de animais, abcessos dentários, infecções ósseas e articulares, etc.
Esta associação é também muito utilizada nos hospitais para evitar o risco de infecções pós-operatórias, nomeadamente na cavidade pélvica, na cabeça, no pescoço, no aparelho digestivo, etc.
Existem outras combinações de amoxicilina com outras moléculas. Por exemplo, é combinada com claritromicina e um agente anti-secretor para erradicar a Helicobacter pylori, uma bactéria que causa úlceras gástricas recorrentes.
Dosagem e utilização da amoxicilina
A amoxicilina é um medicamento disponível em diferentes formulações e o médico pode prescrever uma forma em vez de outra.
As possíveis formulações incluem
- O comprimido, a cápsula ou a cápsula deglutível: estas formas devem ser engolidas diretamente sem mastigar e com um copo de água.
- O comprimido solúvel: dissolver em meio copo de água, agitar e esperar um pouco até à dissolução completa.
- Injeção: Existe uma forma intravenosa de Amoxicilina. Esta forma é normalmente reservada aos hospitais e clínicas.
A Amoxicilina está disponível em várias dosagens, desde 125 miligramas a 1000 miligramas.
Para que o medicamento seja eficaz, o doente não deve tomar mais ou menos Amoxicilina do que a dose prescrita pelo médico. Esta dose depende do tipo de infeção a tratar, do estado do doente, do seu peso e de outros factores que só o médico pode determinar.
Geralmente, o médico prescreve 500 mg de Amoxicilina duas ou três vezes por dia durante cinco a sete dias para adultos e crianças com peso superior a 40 kg, e mais se o médico considerar necessário.
Em todos os casos, é importante seguir cuidadosamente as instruções do médico e continuar o tratamento mesmo depois de os sintomas terem desaparecido, até ao fim do período de tratamento decidido pelo médico.
Como é que funciona
A amoxicilina tem o mesmo mecanismo de ação que os outros antibióticos β-lactâmicos. A sua ação molecular é exterior à bactéria, mais precisamente na sua parede celular.
A amoxicilina liga-se a proteínas membranares denominadas proteínas de ligação à penicilina ou PLPs. Ao ligar-se desta forma à parede bacteriana, o antibiótico inibe ou impede a produção de peptidoglicano, um componente vital da parede bacteriana, o que resulta no bloqueio da propagação e destruição bacteriana no organismo.
No entanto, nem todas as bactérias são sensíveis a este efeito do antibiótico. Por conseguinte, as bactérias são classificadas como sensíveis, moderadamente sensíveis e resistentes à amoxicilina.
Entre as bactérias sensíveis, há algumas que são bastante patogénicas, ou mesmo perigosas, como Enterococcus faecalis, Listeria monocytogenes, Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae, Neisseria gonorrhoeae, salmonelas, shigella, Proteus mirabilis, etc.
Estas bactérias causam por vezes doenças graves, incluindo infecções pulmonares, digestivas, do trato urinário e genitais, que a Amoxicilina pode tratar eficazmente.
Efeitos secundários
Os efeitos secundários inofensivos incluem:
- Distúrbios digestivos, como náuseas, diarreia, vómitos, inflamação grave do cólon.
- Erupção cutânea, especialmente quando o medicamento é tomado quando o doente já tem mononucleose infecciosa.
- Alergias de gravidade variável, que se apresentam sob a forma de desconforto respiratório, choque alérgico, angioedema e, mais raramente, choque alérgico.
- O amarelecimento dos dentes e outras manifestações benignas nos dentes e nas gengivas são manchas mais escuras ou mais escuras.
- Uma infeção vaginal por fungos, frequentemente candida, é designada candidíase vulvovaginal.
Existem efeitos secundários muito raros, como anemia, lesões renais, lesões auditivas e lesões hepáticas.
Possíveis interações medicamentosas
Com alopurinol
O alopurinol é um medicamento utilizado para tratar a artrite. Tomar os dois medicamentos ao mesmo tempo pode causar reacções alérgicas na pele.
Com tetraciclinas
As tetraciclinas são outro grupo de antibióticos que podem afetar o efeito da amoxicilina.
Com metotrexato
O metotrexato é utilizado para tratar certos tumores e doenças auto-imunes. A amoxicilina tomada em simultâneo com este medicamento pode aumentar a toxicidade do mesmo, reduzindo a sua excreção.
Com anticoagulantes orais
Em alguns casos, podem ocorrer interações quando a Amoxicilina é prescrita em simultâneo com anticoagulantes orais.
Com probenecide
A probenecida, um medicamento utilizado no tratamento da artrite, pode aumentar a concentração sanguínea da amoxicilina.
Contra-indicações
A amoxicilina, tal como muitos outros antibióticos e medicamentos, tem certas contra-indicações que devem ser tidas em conta. Algumas são contra-indicações formais e outras não, sendo que, neste caso, não se recomenda a sua utilização.