Ampicilina
A ampicilina é administrada para tratar uma infeção bacteriana. É principalmente prescrita para infecções sinusais e torácicas, infecções do trato urinário e infecções do ouvido. É um antibiótico de penicilina que trata a infeção matando as bactérias responsáveis pela infeção.
A ampicilina também está disponível em combinação com outro antibiótico penicilina chamado flucloxacilina. A combinação é denominada co-fluampicilina.
Pode comprar Ampicillin sem receita médica no nosso site de farmácia online. Entrega rápida em todo o Portugal.
De € 27,35 a € 115,09 oferecemos o melhor preço para Ampicilina entre as farmácias online.
Doses disponíveis: 250 mg, 500 mg.
O que é a ampicilina?
A ampicilina é um antibiótico de penicilina que combate as bactérias. A ampicilina é utilizada para tratar ou prevenir muitos tipos de infecções, tais como infecções da bexiga, pneumonia, gonorreia, meningite ou infecções estomacais e intestinais. Também pode ser utilizado para fins não mencionados neste guia de medicamentos.
Factos importantes sobre a Ampicilina
- Penbritin é o nome comercial da Ampicilina.
- Ampicilina é adequado para adultos, crianças e mulheres grávidas.
- Não deve ser utilizado se alguma vez teve uma reação alérgica a um antibiótico penicilina ou cefalosporina.
- A ampicilina é geralmente tomada quatro vezes por dia para tratar infecções. Tomar com o estômago vazio e completar sempre o tratamento.
- Os efeitos secundários mais frequentes são diarreia, mal-estar, erupção cutânea e aftas.
- Procure assistência médica o mais rapidamente possível se tiver diarreia grave, persistente ou com sangue/muco.
- Normalmente não há problema em beber álcool com moderação enquanto estiver a tomar Ampicilina, ver abaixo.
Como é que a Ampicilina actua?
A ampicilina é um antibiótico bactericida de largo espetro. O ingrediente ativo liga-se irreversivelmente às transpeptidases bacterianas envolvidas na biossíntese dos peptidoglicanos (componentes da parede celular bacteriana), o que determina o seu efeito antibacteriano.
A ampicilina na forma de comprimidos é utilizada há muitos anos, uma vez que é ativa contra a maioria das bactérias e destrói eficazmente as paredes celulares dos microrganismos.
A ampicilina suprime os processos metabólicos nas suas membranas celulares. Sob a sua influência, muitas bactérias gram-positivas e gram-negativas são mortas, bem como os agentes patogénicos de algumas infecções intestinais. Mas também existem microrganismos que libertam uma enzima especial, a beta-lactamase. Esta destrói a penicilina e o medicamento não é capaz de tratar infecções causadas por essas bactérias, como os estafilococos. No entanto, trata eficazmente várias infecções mistas, infecções purulentas e sépsis.
Antes de tomar este medicamento
Não deve utilizar este medicamento se for alérgico à ampicilina ou a outros antibióticos penicilínicos, como a amoxicilina (Amoxil, Augmentin, Moxatag e outros), carbenicilina, dicloxacilina ou penicilina.
Para ter a certeza de que a ampicilina é segura para si, informe o seu médico se tiver:
- Asma;
- doença renal;
- um historial de diarreia causada pela toma de antibióticos; ou
- se tem alergia a um antibiótico cefalosporina.
Este medicamento não deve prejudicar o feto. Se estiver grávida ou a planear engravidar, informe o seu médico.
A ampicilina pode tornar as pílulas contraceptivas menos eficazes. Pergunte ao seu médico sobre a utilização de contraceção não-hormonal (preservativo, diafragma com espermicida) para evitar a gravidez.
Ampicilina pode passar para o leite materno e pode ser prejudicial para um bebé em amamentação. Não amamentar enquanto estiver a tomar este medicamento.
Como tomar
- Antes de iniciar o tratamento, leia o folheto informativo impresso pelo fabricante dentro da embalagem. Este dar-lhe-á mais informações sobre Ampicillin e fornecer-lhe-á uma lista completa dos efeitos secundários que poderá sentir enquanto o tomar.
- Tome Ampicillin exatamente como indicado pelo seu médico. Este medicamento é geralmente tomado quatro vezes por dia, de seis em seis horas. O seu médico ou farmacêutico dir-lhe-á como tomar o medicamento e esta informação estará impressa no rótulo da embalagem como um lembrete. É importante distribuir as doses uniformemente ao longo do dia. Engolir as cápsulas com água.
- Deve tomar Ampicilina com o estômago vazio, o que significa que deve tomar as suas doses uma hora antes de comer ou esperar até duas horas mais tarde. Isto deve-se ao facto de o seu corpo absorver menos Ampicillin após uma refeição, o que significa que o medicamento é menos eficaz.
- Se lhe foi dado um medicamento líquido para uma criança, leia atentamente as instruções para garantir que mede a quantidade correta de medicamento.
- Se se esquecer de uma dose, tome-a logo que possível. Tente tomar o número correto de doses todos os dias, mas não tome duas doses ao mesmo tempo para compensar uma dose esquecida.
A dose única recomendada de Ampicilina para adultos é de 0,2 gramas. Para as crianças, este medicamento é prescrito por um médico na dose de 100-200 mg; por 1 kg de peso da criança e apenas se a criança tiver mais de 13 anos de idade. A duração do tratamento com este medicamento é determinada pelo médico e ajustada
Sobredosagem
Sintomas: sinais de efeitos tóxicos no sistema nervoso central (especialmente em doentes com insuficiência renal), diarreia, náuseas, vómitos, perturbação do equilíbrio hidroelectrolítico (devido a diarreia e vómitos).
Tratamento: lavagem gástrica, carvão ativado, preparações para manter o equilíbrio hidroelectrolítico normal, laxantes salinos, tratamento sintomático. Excretada por hemodiálise.
Quando é que o Ampicillin 500 mg é ineficaz?
A ampicilina é inativa contra as seguintes estirpes produtoras de penicilina: Streptococcus pneumoniae, Staphylococcus spp, a maioria das estirpes de Enterobacter spp, Klebsiella spp e Bacteroides spp (incluindo Bacteroides fragilis), Clostridium difficile e Pseudomonas aeruginosa.
Efeitos adversos
Pode provocar náuseas, vómitos, diarreia ou feridas na boca/língua. Se algum destes efeitos persistir ou se agravar, informe o seu médico ou farmacêutico.
Se o seu médico lhe receitou este medicamento, lembre-se que ele ou ela considerou que os benefícios para si são superiores ao risco de efeitos secundários. Muitas pessoas que utilizam este medicamento não apresentam efeitos secundários graves.
Informe imediatamente o seu médico se sentir algum destes efeitos secundários raros mas muito graves: urina escura, náuseas ou vómitos persistentes, dores de estômago/abdominais, amarelecimento dos olhos ou da pele, nódoas negras ou hemorragias fáceis, dor de garganta persistente ou febre.